Como adaptar meu Negócio à nova realidade?

Arte-BLOG

Estamos vivendo uma fase de transição e é praticamente certo que essa nova realidade irá se manter mesmo após passado o período de quarentena e o alerta de pandemia. 

Medidas de isolamento social foram adotadas por todo o mundo. O comportamento de consumo mudou drasticamente e temos que nos adaptar.

Adaptação não é somente um dos pilares do empreendedorismo, é um pilar da vida em geral, aquela fala da “sobrevivência do mais apto” é pura capacidade de adaptação.

Mas o que eu posso fazer nesse contexto? Por onde começar? Ou melhor, por onde recomeçar?

Comece pela comunicação, comunique-se com sua equipe, seus clientes e seus fornecedores.

Estamos todos no mesmo barco mas é importante que estas pessoas saibam como você vai reagir.

Procure ser acessível nesta situação, o contato direto não é recomendado, por isso explore os canais online.

Aproveite esta comunicação para passar segurança, deixe bem claro o posicionamento da sua empresa e todos os cuidados que você está tomando para garantir o bem-estar de todos.

Aqui na Ally, deixamos bem claro desde o começo toda a nossa preocupação com o cenário e com nossa equipe, estamos todos de home office desde a primeira recomendação.

Fazemos reuniões semanalmente para acompanhar nossos projetos, manter o alinhamento entre as diferentes áreas e algumas vezes simplesmente para bater um papo e ver rostos conhecidos, sabendo que estão todos bem.

Student, Typing, Keyboard, Text, Woman, Startup

Aproveitando, este pode ser um bom momento para você rever a forma que seus funcionários trabalham.

Entendemos que não é em qualquer tipo de negócio que é possível instituir o home office, mas ainda há espaço para inovação.

Se na sua empresa a maioria dos processos são feitos no computador, é possível adaptar o home office.

Esta prática do trabalho remoto se mostrou comprovadamente eficaz para diminuir custos e aumentar a produtividade.

Crie condições para que seus trabalhadores não precisem ir até o escritório, os resultados são surpreendentes.

Nós mesmos notamos na Ally uma maior produtividade dos membros e conquista de metas com maior rapidez após aderirmos ao trabalho remoto.

Contudo, se sua empresa não é do tipo onde é possível trabalhar remotamente, estude possibilidades como alternância de escalas de trabalho ou então aproveite para inovar no atendimento.

Uma vez que você ainda possui uma equipe de funcionários, experimente a possibilidade de funcionar em horários diferenciados, oferecer atendimento à distância e serviço de delivery.

Assim você continua aproveitando a produtividade do seu time redirecionando a funções com maior demanda.

A presença online também está sendo fundamental para as empresas.

Online Marketing, Internet Marketing, Digital Marketing

Se você ainda não possui um site ou utiliza das redes sociais divulgar seus produtos ou serviços, você está correndo sério risco.

Com a quarentena, o tempo que as pessoas passam navegando na internet aumentou, ora, se estão passando mais tempo na internet, é lá que seu produto tem que estar para ser visto.

Não é necessário investir muito, uma página com postagens bem feitas no Facebook e Instagram ou um blog com artigos bem escritos podem ser o que você precisa para atrair clientes.

Você ainda pode investir algum dinheiro para impulsionar seus anúncios nas próprias redes ou no Google com o Adwords.

Estas são algumas dicas que têm funcionado para várias empresas, mas a verdade é que não existe receita pronta, você precisará encontrar seu próprio caminho para se adaptar.

Human, Hand, Company, Paper, Solutions, Maze, Job

Apesar disso, podemos tirar alguns aprendizados:

  • Planejamento, é essencial que a empresa tenha um planejamento que inclua cenários favoráveis e cenários críticos para evitar surpresas desagradáveis.
  • Foco e decisões rápidas, em tempos de crise é essencial que decisões sejam tomadas rapidamente e os esforços sejam destinados a execução do plano.
  • Ter times com habilidade de criar e se adaptar rapidamente.

No fim, o que mais importa são as pessoas. Estamos todos na mesma aventura, passando por um momento catastrófico onde devemos nos manter unidos.

São pessoas que fazem as coisas acontecerem. Faça acontecer buscando a excelência no que faz.

Se precisar, conte com a gente. Seja um aliado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *